DNIT aposta na conscientização do produtor na gestão de resíduos na propriedade rural

Publicado por: Glícia Favacho



     Todos sabem que lugar de lixo é no lixo. Mas, será que sabemos o que acontece depois, durante o resto do ciclo de vida dos produtos que consumimos? Na ação realizada na manhã desta terça-feira (7), na Escola Familiar Agrícola – Professor Jean Hebette em Marabá, formada especificamente por filhos de produtores rurais, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, os alunos entenderam como ocorre o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos, receberam orientações de como deve ser feito o descarte correto mostrando alternativas para destinação dos resíduos sólidos nas propriedades rurais, minimizando possíveis fontes de contaminação e poluição ao meio ambiente.

Com olhares atentos, os alunos absorveram as informações repassadas pelo membro da equipe do Programa de Educação Ambiental, Marcelo Ulisses, que os orientou sobre o descarte correto e o reaproveitamento dos resíduos provenientes das atividades agropecuárias. “Informação nunca é demais, sem uma orientação eficaz torna-se muito difícil o envolvimento da população rural para a classificação caseira dos resíduos”, aponta.
De acordo com o professor Fabrício Oliveira, “é preciso que o produtor seja consciente e esteja cada vez mais atento ao que acontece no ambiente rural, a quantidade de resíduos a serem reaproveitados dentro das propriedades tem que ser cada vez maior e a quantidade a ser disposta no ambiente cada vez menor, bem como uma diminuição dos resíduos produzidos por eles”, explicou.

Ao final, todos assistiram uma animação sobre resíduos sólidos elaborado pelo Programa Água Brasil, que explica o ciclo de vida dos produtos que consumimos e descartamos, os chamados resíduos sólidos, e ensina como cada pessoa pode reduzir seu impacto ambiental por meio de ações como a coleta seletiva. Além de ressaltar e valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, que ainda é pouco reconhecido, e abordar a questão da gestão de resíduos sólidos nas propriedades rurais.